Eleições 2022 Ciro Gomes
Ciro Gomes Eleições 2022 para Presidente
Embora vivamos um período de crise econômica e política, já se comenta sobre as eleições 2022 e o cenário de candidatos possíveis. Um destes candidatos que confirma sua participação é Ciro Gomes que diz que participará da disputa da Presidência mesmo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja candidato.
Ciro Gomes, que já foi governador do Ceará, anteriormente tinha afirmado que não se candidataria, e nem tinha vontade de se candidatar, se caso Lula se candidatasse. Parece que ele mudou de ideia. Confira informações sobre o candidato a presidente Ciro Gomes nas Eleições 2022.
Apesar de confirmar que se candidataria a sua aprovação como candidato dependerá de seu partido político, o PDT. Ele ainda explica sua decisão anterior de não ter vontade de se candidatar caso Lula se candidatasse, não é por algum tipo de receio ou homenagem, mas porque ele acredita que se ele for candidato junto ao Lula vai acabar de polarizar o ambiente e o eleitor terá dificuldade de encontrar o seu discurso, que para ele foge da polarização simplória (como ele afirma) proposta pelo PT que é um partido populista e se aproveita disso.
Ele ainda já afirmou que esta seria sua última candidatura a Presidência ganhando ou caso de perder e quer deixar ainda um projeto de governo para sua trajetória. Ele afirma que dois políticos seriam fortes adversários contra ele, o próprio Lula (PT) e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).
Ciro Gomes já fez afirmações fortes sobre Lula, como afirmar que o atual cenário tem mais transformado Lula em vítima do que outra coisa e que ele está se beneficiando disso. Ele ainda afirma que não acredita que Lula seja preso e se for, o elegeria até mesmo dentro da prisão.
O político Ciro Gomes é paulista de nascimento, mas, se radicou em Sobral (CE) onde estudou e se tornou político. Entrou na vida política muito cedo, com 20 anos de idade. Seus quatro irmãos e seu pai foram da Política. O pai foi prefeito de Sobral por três mandatos. Seu primeiro partido político foi o PDS, pelo qual passou sua primeira eleição em 1982 como deputado estadual. Em 1986 se candidatou a reeleição, mas pelo PMDB e que apoiava a chapa de Tarso Jerreissati (que se candidatava ao governo do Ceará) que tinha proposta de derrubar os coronéis. Em 1990, foi eleito o governador do Ceará e foi o segundo mais jovem governador do país (o primeiro foi Gilberto Mestrinho no Estado do Amazonas, aos 29 anos em 1962). Resumindo sua carreira política até o momento: ele já foi deputado estadual, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, Ministro da Fazenda (Governo Itamar Franco), Ministro da Integração Nacional (Governo Lula) e deputado federal.
Mas, Ciro Gomes não está longe dos escândalos políticos. Em 2010, foi publicado em uma grande revista nacional um escândalo de suposto desvio de R$ 300 milhões do Ministério da Integração Nacional entre 2003 a 2009, no mesmo período em que foi Ministro nesta pasta.
Ele também é conhecido pelas suas afirmações fortes e também polêmicas, como durante o processo de Impeachment de Dilma Rousseff quando questionado por um manifestante sobre as acusações contra Lula e sua suposta inocência ele afirmou: “Inocente nada, o Lula é um merda”.
Mas o que sabemos é que ele é um excelente candidato e poderá brigar até mesmo para alcançar o segundo turno, nessas eleições que prometem ser uma das mais disputadas dos últimos tempos.